Segundo José Van Besselaar, a Paleografia "é o estudo metódico de textos antigos quanto a sua forma exterior, abrange não só a história da escrita e a evolução das letras, mas também o conhecimento dos materiais e instrumentos para escrever".
Etimologia - A palavra Paleografia vem do grego Paleos (antigo) + Graphein (escrita), significando o estudo da escrita antiga.
Classificação das Escritas
I. Critério cronológico: a evolução da escrita está associada as mudanças nos suportes e nos materiais de escrita, refletindo o meio intelectual de cada época. Assim de acordo com Giulio Battelli (1986) tem-se uma cronologia da escrita dividida em três grandes períodos baseados nos centros produtores de cultura que deram origem aos vários tipos de escrita.
1º período: Corresponde ao aparecimento da escrita no centro da cultura romana (século I-VII). Este período é subdividido pelos seguintes tipos de escrita:
Capital libraria;
Capital cursiva;
Uncial;
Semi-uncial;
Minuscula cursiva;
2° período: Nele esta situada a escrita nascida no centro da cultura medieval. Tem-se aquelas que surgiram nas abadias (século VIII - XII), e a das grandes universidades (sésulo XIII - XIV).
Nas abadias e mosteiros tem-se o desenvolvimento da escrita merovíngia, visigótica e insular (Irlanda e Inglaterra). Já nas universidades tem-se o aparecimento da escrita gótica.
3º período: Podem ser situadas neste período as escritas nascidas na Idade Moderna (século XV aos dias de hoje). É exemplo deste tipo de escrita a humanista.
Classificação quanto a morfologia
I- Caligráfica: Os traços de cada letra são desenhados individualmente sem ligamentos entre si.
II- Cursiva: As letras são escritas rapidamente, levando a ligação de seus traços e a eliminação de outros, modificando o aspecto das letras.
Objetivo da Paleografia Estudar as características extrínsecas dos documentos e livros manuscritos, para permitir sua leitura e transcrição, além da determinação de sua data de origem.
(BERWANGER; Leal, 2008, p. 16).
Características dos documentos paleográficos
I- São manuscritos; feitos a mão.
II- Estes documentos são produzidos geralmente em papel, tecido, pergaminho ou papiro.
Formas embrionárias da escrita.
PICTOGRAFIA;
É um sistema de escrita muito antigo, primitivo, onde as ideias e os objetos eram transmitidos e representados por desenhos.
Na pictografia cada símbolo representa um conceito ou palavra sobre a forma de desenho ou diagrama do objeto representado. Esta forma embrionária de escrita é uma característica das sociedades pré-históricas e não-tecnológicas com uma cuidadosa distinção para que o elemento representado não seja confundido com outro. (SAMPAIO, 2009, P. 34, 35).
Antes da invenção do alfabeto, os povos antigos transmitiam suas mensagens, suas idéias e objetivos por meio do sistema pictográfico. Lembrando que o Pictograma é um simbolo que representa um objeto através do desenho. Vamos tomar como exemplo a escrita dos hieróglifos pelos Egípcios, assim como a gravação de pictogramas em tumbas e monumentos. Exemplo pictográfico:
Ideografia
Consistem em símbolos gráficos usados para representar conceitos, ideias ou abstrações, tendo surgido pelo aprimoramento da pictografia. Exemplo:
Todos os sistemas ideográficos derivam de sistemas pictográficos, com representações estilizadas de conceitos abstratos. Eles exigem grande capacidade de memória em função da grande quantidade de símbolos utilizados para representar as ideias. Os sistemas ideográficos foram substituídos pela escrita fonética. (SAMPAIO, 2009, P. 34, 35).
A ESCRITA É...
"[...] a pintura da voz" (VOLTAIRE citado por BERWANGER; LEAL, 2008, p. 39).
O ALFABETO É...
"[...] conjunto de símbolos, na aparência, de forma inteiramente arbitraria, de que nos servimos para representar os sons elementares da linguagem falada [...]" (MCMURTRIE, 1982, p. 34).
ETIMOLOGIA DA PALAVRA "ESCRITA" "Expressão gráfica do discurso, fixação da linguagem falada, materialização de um pensamento".
ETIMOLOGIA DA PALAVRA "ALFABETO" "Conjunto de sinais e símbolos gráficos, disposto em determinada ordem, que correspondem aos sons próprios de algum idioma".
Hipóteses para surgimento da escrita
1- Religiosa: os textos mais antigos são de caráter religioso;
2- Política: para o registro das conquistas bélicas e dos atos administrativos de reis e de imperadores;
3- Literária: para registrar a expressão emotiva e imaginativa do homem e...
4- Administrativa: de acordo com essa hipótese, a escrita surgiu para resolver problemas burocráticos das sociedades, registrando dados: Sobre produção agrícola; Comercio; Dívidas; Impostos etc.
Essa é a hipótese mais provável, sobretudo porque ela auxiliava a memória das transações econômicas de cada sociedade.
(BERWANGER; LEAL, 2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário